Conexões Globais: Em entrevista exclusiva, o colaborador da SMS group Can Yalcin revela como foi sua experiência de intercâmbio de três meses na Vetta, no Brasil

O colaborador destacou a hospitalidade brasileira, a coesão da equipe da Vetta e as oportunidades de negócios que surgiram durante sua estadia, além de expressar sua admiração pelo clima tropical, pela culinária e pela cultura do país


12/03/2025 - Por Andressa Guimarães, Jornalista e Analista de Mkt na Vetta


A Vetta recebeu, durante três meses, o colaborador da SMS group na Alemanha, Can Yalcin, Technical Sales Manager Integrated Products Sales Automation, Digital, and Service Solutions, para um intercâmbio profissional. Confira abaixo, nessa entrevista exclusiva, o relato que ele compartilha sobre suas expectativas iniciais, os desafios e aprendizados, e a experiência que vivenciou conosco aqui no Brasil durante esses três meses.


Como foi sua experiência trabalhando na Vetta, no Brasil, durante esses 3 meses?


Gostaria de distinguir entre expectativas relacionadas a negócios e expectativas relacionadas a questões sociais, mas responderia positivamente a ambas.


Em relação às expectativas de negócios, posso dizer claramente que o envolvimento e o suporte fornecidos, especialmente pelos meus contatos diretos, foram imensos e muito favoráveis. Ganhamos um entendimento comum de como os negócios são feitos, crescemos juntos e vemos grandes oportunidades em aprofundar ainda mais a colaboração. Tanto para fins de vendas regionais quanto para fins de integração de negócios em todo o mundo para a Vetta, esperamos eventos frutíferos em relação a novos projetos muito em breve e trabalhamos arduamente para atender a todos os requisitos dos clientes, considerando todas as sensibilidades regionais dentro de uma organização colaborativa mundial. As experiências adquiridas através da troca presencial apoiam a colaboração, criam uma base comum de entendimento e, consequentemente, nos dão uma aparência muito mais poderosa perante nossos clientes e parceiros.


Em relação às expectativas sociais, embora existisse uma certa barreira linguística, senti todos os dias a hospitalidade brasileira, seja pessoalmente ou relacionada a negócios. Apreciei muito o modo geral feliz dos brasileiros e, claro, o ótimo clima em comparação com o inverno europeu foi muito, muito motivador.


Acredito que esse tipo de intercâmbio faz com que nós, como grupo, cresçamos mais rapidamente juntos e alinhemos os processos de negócios, além de nos permitir entender as lacunas na comunicação e organização. Todos os envolvidos aprendem e se beneficiam da colaboração e experimentam mudanças para fazer as engrenagens girarem de forma mais eficiente e alinhada. Meus agradecimentos especiais vão especialmente para Ricardo Giacomin (CEO da Vetta) pela capacitação dentro da organização e pelo envolvimento em decisões comuns e próximos passos em direção às nossas estratégias comuns de avanço. Mas, claro, sem esquecer todos os outros colegas de vendas, desenvolvimento de negócios, produto e marketing que apoiaram e estiveram envolvidos na minha integração desde o primeiro dia.


Comente um pouco sobre as expectativas que você tinha antes de vir. Elas foram atendidas ou superadas? (Houve algo que o surpreendeu além do que você esperava?)


Antes de vir ao Brasil, eu tinha certas dúvidas relacionadas à duração desse intercâmbio, que era novidade para mim, mas como fui totalmente integrado com um alto grau de hospitalidade, desde o primeiro dia, nos negócios diários, no final, o tempo passou muito mais rápido do que eu esperava. Para mim, esta viagem será sempre lembrada positivamente e apoiada, além do alinhamento de negócios, também meu crescimento pessoal.


Do que você mais sentirá falta na Vetta/Brasil, após seu retorno para casa?


Acordar com uma manhã ensolarada me motivava todos os dias e criava apreciação pela minha empresa por permitir essa estadia mais longa. Além disso, nossos frequentes eventos de fim de semana, com excelentes churrascos e outros eventos sociais (por exemplo, visitar jogos de futebol locais em um ótimo ambiente) sempre me faziam sentir parte da equipe. Aprecio a coesão da organização Vetta e a vejo como um modelo para todas as outras entidades em um processo de integração dentro da SMS group.


Além das intensas viagens de longa distância para clientes com Ricardo e colegas, o que sentirei e já sinto muita falta é do "suco de melancia". Apreciei esse "gosto do paraíso" quase todos os dias durante a minha estadia. Também vale a pena mencionar a paisagem, a comida e a variedade de animais, que no total me impressionaram muito.


Há algo mais que você gostaria de acrescentar ao seu depoimento?


Quero agradecer a todos os envolvidos em tornar minha estadia possível, começando por Thiago Maia, Caroline Chatard, Bastian König, claro, mais uma vez, Ricardo Giacomin, e todos os outros colegas que conheci e com quem passei tempo durante minha estadia. Estou ansioso por mais ótimos momentos juntos no futuro.


Conforme ficou evidenciado nessa entrevista, o intercâmbio profissional do Can na Vetta, e no Brasil, deixou marcas positivas e memórias inesquecíveis. Os relatos do colaborador europeu reforçam, ainda mais, a nossa convicção de que, mesmo sendo uma empresa global, nós conseguimos promover com excelência a integração e a diversidade cultural entre nossos colaboradores. Agradecemos ao Can por dividir conosco suas impressões e aprendizados e, principalmente, pelo incrível trabalho que realizamos durante esse tempo que tivemos juntos.


Imagem(s)

Carregando, aguarde...